A relação entre o plano de ensino e a prática docente em uma disciplina específica de história e filosofia da ciência em um curso de licenciatura em química

Patricia Vecchio Guarnieri, Sandra Teodoro Gatti

Resumo


Neste artigo, buscamos responder os seguintes questionamentos: De que forma o docente responsável por uma disciplina de História e Filosofia da Ciência e Ensino de Ciências se apropria das orientações fornecidas pelo seu plano de ensino? Sua formação acadêmica influencia nesse processo? Os resultados de pesquisas estão presentes no plano de ensino? E na fala do professor? Nossa amostra contempla um curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública do Estado de São Paulo. Para tanto, analisamos o plano de ensino da disciplina e a entrevista realizada com o professor responsável por ela. Os resultados evidenciaram certa divergência entre as orientações do documento e a prática do docente. Dessa forma, os resultados sugerem a necessidade de repensarmos a articulação entre os documentos que organizam os cursos e a prática dos professores que irão efetuá-los.


Palavras-chave


História e Filosofia da Ciência; Plano de Ensino; Formação de Professores

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DOI: 10.3895/rbect.v12n2.8134

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