Análise sistêmica do processo ensino aprendizagem de genética à luz da teoria fundamentada

Cirlande Cabral da Silva, Josefina Diosdada Barrera Kalhil

Resumo


Diante dos avanços científicos e tecnológicos, o estudo e a compreensão dos assuntos que envolvem a genética torna-se imprescindível. Nessa perspectiva, investigou-se a elaboração de uma teoria (substantiva) que pudesse contribuir para o entendimento e compreensão do processo ensino aprendizagem de genética. Iniciaram-se as primeiras transcrições e a partir do método da Teoria Fundamentada foram obtidos os primeiros códigos. Estes foram agrupados, observando aqueles que já se apresentavam inicialmente como subcategorias emergentes. As subcategorias emergentes foram também agrupadas em termos de suas propriedades e dimensões e se obteve, assim, as primeiras categorias analíticas. É importante destacar que a análise através da Teoria Fundamentada revelou uma categoria central chamada “Reorientando a Prática Docente” e cinco outras categorias, que foram: i) “Diversificando a aula para facilitar o entendimento”; ii) “Percebendo a complexidade do assunto”; iii) “Procurando o entendimento do assunto”; iv) “Modificando o estilo de aula”; v) “Modificando a maneira de ensinar”.


Palavras-chave


Ensino de genética; Teoria fundamentada; Categorias

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DOI: 10.3895/rbect.v12n1.8045

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