Histórias em quadrinhos como elemento de flexibilização do ensino de química

Vanessa Klein, Cláudia Smaniotto Barin

Resumo


Em virtude da complexidade do ensino de química, um dos desafios dos professores consiste na busca constante de alternativas para inovar o contexto educacional, despertando o interesse dos estudantes e flexibilizando o processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto, as histórias em quadrinhos surgem como aliado ao processo. Nesse sentido, o presente trabalho relata o uso das histórias em quadrinhos, como elemento de flexibilização do ensino e aprendizagem de química. O trabalho está alicerçado nos pressupostos teóricos do Design Based Research, sendo sujeitos da pesquisa 58 estudantes ingressantes do curso superior em Agronomia de uma instituição de ensino superior pública. Um grupo fechado no Facebook foi utilizado no decorrer do processo como espaço de compartilhamento de saberes. Os resultados obtidos evidenciam que a inserção das histórias em quadrinhos desperta o interesse e propicia maior compreensão dos temas estudados, tornando-se uma importante ferramenta para aprimorar o ensino e aprendizagem de química.

Palavras-chave


História em quadrinhos; Ensino de Química; pH e pOH.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v12n1.8024

Direitos autorais 2019 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr