Visão de mundo em livros didáticos de biologia. Um estudo com o conceito ecossistema.

Francisco Ângelo Coutinho, Rogério Parentoni Martins, Raquel Reis Winter, Fernanda de Jesus Costa

Resumo


Há consenso sobre que uma educação científica adequada não é a que se executa abordando somente conteúdos e conceitos específicos das ciências naturais. Uma educação científica adequada deveria também destacar os elementos representacionais do conhecimento científico, os que oferecem idéias sobre a estrutura e funcionamento do mundo. Analisamos o conceito de ecossistema, tal como é utilizado na Ecologia científica, na perspectiva de duas concepções metafísicas ocidentais de significados opostas. Esta análise nos serve como fundamento para verificar como tal conceito é tratado pelo livro didático de biologia. Há evidências de preferências pelo emprego de uma metafísica de substância ao invés de uma metafísica de processos, esta mais adequada à natureza da Ecologia.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S1982-873X2011000200004

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr