Visão de mundo em livros didáticos de biologia. Um estudo com o conceito ecossistema.
Resumo
Há consenso sobre que uma educação científica adequada não é a que se executa abordando somente conteúdos e conceitos específicos das ciências naturais. Uma educação científica adequada deveria também destacar os elementos representacionais do conhecimento científico, os que oferecem idéias sobre a estrutura e funcionamento do mundo. Analisamos o conceito de ecossistema, tal como é utilizado na Ecologia científica, na perspectiva de duas concepções metafísicas ocidentais de significados opostas. Esta análise nos serve como fundamento para verificar como tal conceito é tratado pelo livro didático de biologia. Há evidências de preferências pelo emprego de uma metafísica de substância ao invés de uma metafísica de processos, esta mais adequada à natureza da Ecologia.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S1982-873X2011000200004
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.