Educação do campo e ensino de ciências no Brasil: um estado do conhecimento dos últimos dez anos

Francislene Neres Santos Silva, Luiza Renata Felix de Carvalho Lima, Edilson Fortuna de Moradillo, Elisa Prestes Massena

Resumo


O objetivo deste trabalho consiste em analisar como o ensino de ciências tem sido difundido e abordado na Educação do Campo, verificando sua relevância nas pesquisas acadêmicas publicadas em quatro periódicos nacionais sobre Educação do Campo, nos últimos 10 anos. Para isso, através de uma abordagem qualitativa os artigos publicados no período de 2007 a 2016 foram analisados, de modo a compreender o que tem sido apresentado contemporaneamente sobre o ensino de ciências. Utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD) para identificar os principais focos temáticos apresentados pelos trabalhos. Assim, a partir dos referenciais da Educação do Campo elegemos uma categoria a priori, a saber: “articulação entre o Ensino de Ciências e os saberes do campo”. Os resultados apontaram uma lacuna de trabalhos no que tange a área do ensino de ciências, como também a discussão empobrecida de referenciais que abordam sobre a temática Educação do Campo e ensino de ciências.


Palavras-chave


Educação do campo; Ensino de ciências; Contextualização

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DOI: 10.3895/rbect.v12n1.7547

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