Endereçamento e reendereçamento no uso de um vídeo por uma professora de ciências

Elizabeth Dissat, Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho

Resumo


Este estudo teve por objetivo descrever e analisar o uso de um vídeo em uma aula sobre tecnologias de produtos de origem animal em uma instituição de ensino médio e técnico do Rio de Janeiro. Investigou-se como o vídeo foi inserido no planejamento de aula do docente, quais os objetivos da professora ao exibir o vídeo, e quais mediações foram realizadas pela professora para adaptar o vídeo à sua aula. Tomamos como referencial as noções de endereçamento e reendereçamento, ou seja, supomos haver um tipo específico de mediação que ocorre quando um emissor utiliza uma obra audiovisual já pronta e destinada a um determinado público e a adapta aos seus próprios espectadores. Os resultados apontam que a atuação da professora ao utilizar o vídeo interfere na forma como os alunos o recebem e que os reendereçamentos e mediações feitas pela docente auxiliam na adaptação do vídeo ao conteúdo de sua disciplina e a um aluno que atualmente é mais conectado e informado.


Palavras-chave


Ensino médio-técnico; Ensino de ciências; Vídeo; Reendereçamento

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v12n1.7386

Direitos autorais 2019 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr