Sentimento docente sobre a prática pedagógica: reflexões e avaliações

Everton Bedin, José Claudio Del Pino

Resumo


O texto divulga resultados de uma atividade desenvolvida para qualificar a formação inicial de professores de química, objetivando apresentar os impactos das Rodas de Conversa virtuais na formação inicial destes professores, possibilitando a emersão do sentimento docente sobre a própria prática pedagógica. Os dados coletados virtualmente nas Rodas de Conversa foram analisados de forma quali-quantitativa via Análise de Conteúdos e Teoria de Grafo. Os resultados são suficientes para romper com a resistência dentro dos cursos de formação de professores quando se cogita a possibilidade de desenvolver ações de extensão que favoreçam a sistematização das competências e habilidades dos futuros professores para criar, aperfeiçoar e aplicar metodologias de ensino.

Palavras-chave


Formação Docente; Situação de Estudo; Rodas de Conversa.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v12n2.7327

Direitos autorais 2019 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr