Educação CTS e a não neutralidade da ciência-tecnologia: um olhar para práticas educativas centradas na questão energética
Resumo
O movimento CTS surge em contextos em que a suposta neutralidade da ciência-tecnologia (NCT) passou a ser questionada e tem como um dos seus objetivos centrais a democratização de temas relacionados à CT. Esse objetivo pode ficar fragilizado caso concepções próximas a da suposta neutralidade sejam endossadas. Assim, este trabalho visa verbalizar dimensões associadas à suposta NCT a fim de contribuir com a elaboração de práticas educativas CTS. O trabalho constitui-se de uma pesquisa bibliográfica, que tem como foco de discussão práticas educativas CTS voltadas para a questão energética. Para a análise dos artigos utilizamos a Análise Textual Discursiva e as seguintes categorias: i) Seleção e natureza dos temas; ii) Elaboração das problematizações; iii) Seleção dos conhecimentos; e, iv) Postura: dialogicidade e participação. Dentre os resultados, destacamos a importância de temas reais que possibilitam, a partir de uma postura dialógica e participativa, problematizar questões e construir conhecimentos além dos técnico-científicos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v11n3.7292
Direitos autorais 2018 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.