Critérios e estratégias para garantir o rigor na pesquisa qualitativa
Resumo
O objetivo do artigo é discutir a questão perene dos critérios e estratégias para assegurar maior rigor nas pesquisas qualitativas. O artigo foi elaborado a partir do levantamento bibliográfico em livros e artigos publicados em revistas nacionais e internacionais sobre o tema e da experiência do autor na condução e orientação de pesquisas neste paradigma. Discute a partir da natureza da pesquisa qualitativa que o respeito aos pressupostos embutidos neste paradigma no que diz respeito ao rigor merece séria consideração e, fundamentalmente, é responsabilidade dos pesquisadores que utilizam esta abordagem assegurar que isso aconteça. Além disso, analisa critérios como credibilidade, transferibilidade, dependibilidade e confirmabilidade e suas respectivas estratégias, considerando que estas questões não se constituem em fenômenos novos, pois já são discutidas há muitos anos na literatura de pesquisa. Conclui sugerindo que adotar ou não critérios ou, então, quais critérios adotar para garantir o rigor na pesquisa qualitativa é uma questão que deve ser continuamente discutida entre pesquisadores, levando em consideração as posições ontológicas, epistemológicas e as questões metodológicas práticas de cada tradição da pesquisa qualitativa.
Palavras-chave
Pesquisa qualitativa; rigor; credibilidade; transferibilidade; dependibilidade; confirmabilidade.
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PDFDOI: 10.3895/rbect.v11n1.6977
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