Experimentando a desumanização: Paulo Freire e o uso didático de animais

Thales de Astrogildo e Tréz

Resumo


A prática com animais na educação vem sendo cada vez mais problematizada, à luz das mais distintas abordagens. Esta prática é frequente na didática encontrada nos mais diversos cursos das áreas de ciências biológicas e da saúde. As análises críticas destas práticas didáticas vem se utilizando de linhas voltadas eminentemente à didática no ensino superior e à ética. O presente artigo pretende abordar a temática a partir de uma perspectiva inédita: à luz do pensamento e obra do educador Paulo Freire. Nele, o processo de desumanização embutido em tais praticas didáticas, sua configuração enquanto situação limite, contextualização enquanto realidade opressora, e as potenciais possibilidades de humanização são exploradas afim de compreende-las sob uma ótica emancipadora. Articulam-se também conceitos de dialogicidade e problematização às situações de alto potencial de conflito moral. Por fim, uma adaptação de categorias encontradas em Giroux é apresentada para aplicação aos estudantes, fundamentada nas idéias apresentadas.

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DOI: 10.3895/S1982-873X2011000200003

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