Harmonia entre a prática pedagógica de professores de ciências e a música popular brasileira: possibilidades para um ensino CTS
Resumo
A investigação da qual originou este artigo teve como objeto de estudo as possibilidades que oficinas de música com temas sociocientíficos podem trazer para alfabetização científica. O estudo qualitativo foi realizado com alunos do quarto ano do Ensino Fundamental. A pesquisa se alicerçou na literatura disponível ao Ensino de Ciências nos anos iniciais e estímulo ao desenvolvimento da alfabetização cientifica. Os temas sociocientíficos foram elencados considerando as propostas curriculares oficiais e a contextualização com a realidade da escola onde as oficinas foram aplicadas, sendo eles: lixo e meio ambiente. Para dinamizar as discussões, foi utilizada a música “Lixo no Lixo” do grupo Falamansa. A partir da interpretação da letra da canção, foram relacionados conceitos científicos e tecnológicos a situações vividas pelos alunos. A oficina de música para o Ensino de Ciências possibilitou uma prática docente mais dinâmica e desenvolveu nos discentes capacidades argumentativas, contribuindo para o aprimoramento da cidadania.
Palavras-chave
Ensino de ciências; Alfabetização científica; Temas sociocientíficos; Ensino fundamental; Oficinas de música.
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PDFDOI: 10.3895/rbect.v10n1.5721
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