Harmonia entre a prática pedagógica de professores de ciências e a música popular brasileira: possibilidades para um ensino CTS

Greiciele da Silva Dias, Jorge Cardoso Messeder

Resumo


investigação da qual originou este artigo teve como objeto de estudo as possibilidades que oficinas de música com temas sociocientíficos podem trazer para alfabetização científica. O estudo qualitativo foi realizado com alunos do quarto ano do Ensino Fundamental.  A pesquisa se alicerçou na literatura disponível ao Ensino de Ciências nos anos iniciais e estímulo ao desenvolvimento da alfabetização cientifica. Os temas sociocientíficos foram elencados considerando as propostas curriculares oficiais e a contextualização com a realidade da escola onde as oficinas foram aplicadas, sendo eles: lixo e meio ambiente. Para dinamizar as discussões, foi utilizada a música “Lixo no Lixo” do grupo Falamansa. A partir da interpretação da letra da canção, foram relacionados conceitos científicos e tecnológicos a situações vividas pelos alunos. A oficina de música para o Ensino de Ciências possibilitou uma prática docente mais dinâmica e desenvolveu nos discentes capacidades argumentativas, contribuindo para o aprimoramento da cidadania.

Palavras-chave


Ensino de ciências; Alfabetização científica; Temas sociocientíficos; Ensino fundamental; Oficinas de música.

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DOI: 10.3895/rbect.v10n1.5721

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