Ambientes de ensino e aprendizagem de cálculo diferencial e integral organizados a partir de episódios de resolução de tarefas: uma proposta

André Luis Trevisan, Marcele Tavares Mendes

Resumo


Em geral, disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) são conduzidas por meio do roteiro: apresentações de definições, exemplos e ilustrações de conceitos presentes na ementa da disciplina, resolução de exercícios-tipo e realização de prova escrita. Em contrapartida, embasados em pesquisas na área de ensino de CDI e na Educação Matemática Realística, (RME) defendemos a organização de ambientes de ensino e aprendizagem pautados em episódios de resolução de tarefas. O objetivo deste trabalho é apresentar uma caracterização desse ambiente, construída à luz dos pressupostos da RME e da pesquisa e reflexão sobre nossa prática. Nessa caracterização, destacam-se o contexto real de trabalho, o perfil dos estudantes, a organização dos conteúdos e as tarefas que compõem o ambiente. Este texto é resultado de uma pesquisa qualitativa, que apresenta análises baseadas tanto em estudos de fundo teórico quanto em dados já coletados nas turmas nas quais a proposta tem sido implementada.


Palavras-chave


Ensino de Matemática; Ensino de Cálculo Diferencial e Integral; Ambiente de ensino e aprendizagem; Episódios de Resolução de Tarefas

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v11n1.5702

Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr