Análise de questões avaliativas de fisiologia vegetal realizadas em um ambiente virtual de aprendizagem
Resumo
A pesquisa através de parâmetros quantitativos analisou estatisticamente o desempenho de alunos frente às variadas formas de questões avaliativas e suas correlações que compuseram provas da disciplina de Fisiologia Vegetal aplicadas em seis turmas do Curso de Ciências Biológicas à distância da Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil – UECE/UAB. Para tanto, em um banco de 414 questões, foram avaliadas: tempo total de realização de prova, nota total da prova, tipo de formulação da questão, contextualização do enunciado, presença de elementos de ilustração, nível presumido de dificuldade e nota adquirida pelo aluno na questão específica. Constatou-se que o tempo de duração da prova não teve relação com as notas dos alunos e que o nível de dificuldade da questão é fator importante para os acertos, bem como, que a contextualização dos enunciados e presença de elementos ilustrativos nas questões não influenciou nas notas. Essa experiência tem possibilitado reflexões a respeito do processo avaliativo no curso.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v11n1.5592
Direitos autorais 2018 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.