Análise de questões avaliativas de fisiologia vegetal realizadas em um ambiente virtual de aprendizagem

Bruno Edson Chaves, Lydia Dayanne Maia Pantoja, Rafael Domingos de Oliveira, Roselita Maria de Souza Mendes, Germana Costa Paixão

Resumo


A pesquisa através de parâmetros quantitativos analisou estatisticamente o desempenho de alunos frente às variadas formas de questões avaliativas e suas correlações que compuseram provas da disciplina de Fisiologia Vegetal aplicadas em seis turmas do Curso de Ciências Biológicas à distância da Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil – UECE/UAB. Para tanto, em um banco de 414 questões, foram avaliadas: tempo total de realização de prova, nota total da prova, tipo de formulação da questão, contextualização do enunciado, presença de elementos de ilustração, nível presumido de dificuldade e nota adquirida pelo aluno na questão específica. Constatou-se que o tempo de duração da prova não teve relação com as notas dos alunos e que o nível de dificuldade da questão é fator importante para os acertos, bem como, que a contextualização dos enunciados e presença de elementos ilustrativos nas questões não influenciou nas notas. Essa experiência tem possibilitado reflexões a respeito do processo avaliativo no curso.


Palavras-chave


Avaliação educacional; Educação a distância; Educação superior.

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DOI: 10.3895/rbect.v11n1.5592

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