A utilização do terrário para conscientização ambiental de estudantes do ensino básico

Wanderley Marcílio Veronez, Bruna Corina Emanuely Schibicheski, Elisama Sutil, André Maurício Brinatti, Jeremias Borges da Silva, Silvio Luiz Rutz da Silva, Jordana Colman

Resumo


O aquecimento global tem recebido grande destaque na mídia em consequência das perturbações que o meio ambiente terrestre vem sofrendo. Nesse contexto a educação do cidadão para atitudes responsáveis é fundamental. Estas atividades são parte do projeto de extensão “Criação de Clubes de Ciências” cujo o objetivo é desenvolver nos estudantes o espírito critico e a aprendizagem do método científico. Este trabalho apresenta resultados de uma atividade desenvolvida no Clube de Ciências do município de Ipiranga – PR, que objetivou conscientizar estudantes da Educação Básica acerca do problema ambiental. A atividade baseou-se na observação, de um ecossistema representado por Terrários, durante o período de cinco meses. Foram montados dois terrários, simulando um ambiente de mata úmida. Esta atividade contribuiu para a formação de estudantes conscientes, capazes de observar um problema ambiental, usando o método científico para propor soluções e reconhecer as interrelações entre eventos ambientais e climáticos e o cotidiano.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S1982-873X2009000300003

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr