A utilização do terrário para conscientização ambiental de estudantes do ensino básico
Resumo
O aquecimento global tem recebido grande destaque na mídia em consequência das perturbações que o meio ambiente terrestre vem sofrendo. Nesse contexto a educação do cidadão para atitudes responsáveis é fundamental. Estas atividades são parte do projeto de extensão “Criação de Clubes de Ciências” cujo o objetivo é desenvolver nos estudantes o espírito critico e a aprendizagem do método científico. Este trabalho apresenta resultados de uma atividade desenvolvida no Clube de Ciências do município de Ipiranga – PR, que objetivou conscientizar estudantes da Educação Básica acerca do problema ambiental. A atividade baseou-se na observação, de um ecossistema representado por Terrários, durante o período de cinco meses. Foram montados dois terrários, simulando um ambiente de mata úmida. Esta atividade contribuiu para a formação de estudantes conscientes, capazes de observar um problema ambiental, usando o método científico para propor soluções e reconhecer as interrelações entre eventos ambientais e climáticos e o cotidiano.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S1982-873X2009000300003
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.