Um olhar meticuloso das disciplinas experimentais dos cursos de física à distância

Maria Sônia Oliveira Veloso, Agostinho Serrano

Resumo


Este trabalho tem o objetivo de verificar o que existe na prática de conteúdo sobre o ensino de Física experimental desenvolvida em laboratório, presencial e a distância, em cursos de licenciatura em Física a distância no Brasil. Utilizamos uma análise de conteúdo de onze currículos e de suas respectivas ementas, complementados com informações de dez coordenadores de curso. Criamos algumas categorias baseadas nos conteúdos experimentais estudados no curso. Além disso, identificamos a metodologia aplicada pelos professores nessas disciplinas experimentais. Com base nos resultados adquiridos, observamos que a maioria dos professores desenvolve suas disciplinas de forma semelhante às presenciais ministradas aos licenciandos, mas não descartando, quando possível, a utilização da plataforma virtual para complementar os encontros quando ocorrem no laboratório didático experimental no polo presencial. Conforme as diretrizes que encontramos, consideramos que os cursos tentam utilizar as exigências conforme as leis, com uma diversidade de metodologias, as quais apresentamos neste trabalho.


Palavras-chave


Ensino de ciência; Educação à distância; Tecnologia; Currículo.

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DOI: 10.3895/rbect.v11n3.4989

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