Ensino híbrido utilizando a rede social Edmodo: um estudo exploratório sobre as potencialidades educacionais para o ensino de química

Bruno Silva Leite

Resumo


A Rede Social Edmodo (RSE) possui características próprias e específicas que promovem mudanças no comportamento de professores e estudantes. A pesquisa relata a experiência de 27 professores de química do ensino básico/superior e de 131 estudantes do curso de licenciatura em química, apropriando-se da RSE. O uso da RSE por esses professores ocorreu por meio do modelo de ensino híbrido. Através deste modelo, os estudantes realizaram as atividades durante a disciplina. Os resultados coletados no estudo apontam para uma postura favorável dos professores e alunos frente à utilização do Edmodo em sala de aula. Princípios do conectivismo, aprendizagem conectada e da Teoria da Distância Transacional são observados. Concluímos que o uso da RSE, incorporado a estratégias no ensino híbrido, tem grande potencial para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, além de ser um ambiente virtual gratuito em que a interação entre o professor e os alunos é acentuada.

Palavras-chave


TIC; Rede social; Ensino híbrido; Edmodo.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v10n3.4873

Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr