Estudo sobre eficácia da aplicação de um objeto de aprendizagem com alunos do ensino fundamental

Dariel de Carvalho, Clerison José de Souza Bueno, Ketilin Mayra Pedro, Elvio Gilberto da Silva

Resumo


Este estudo teve por objetivo verificar a eficácia de um objeto de aprendizagem de geografia, na aplicação com alunos do ensino fundamental. Para isso, foi construído um objeto de aprendizagem com o título Regiões do Brasil, o qual foi aplicado em 25 alunos do 5° ano do ensino fundamental. Foi realizada uma avaliação inicial, com o intuito de analisar o conhecimento dos alunos sobre o tema abordado e, de acordo com os resultados, os alunos foram separados em dois grupos homogêneos, grupo-controle e experimental. Foi feita a aplicação do objeto no laboratório de informática para o grupo experimental, enquanto o grupo-controle efetuava atividades sobre o assunto com o professor em sala de aula. Após a intervenção, os grupos realizaram avaliação final. Os resultados mostraram uma diferença de apenas quatro por cento entre os grupos. Pode-se concluir a eficácia do recurso criado e a sua importância no processo de ensino-aprendizagem.


Palavras-chave


Objeto de aprendizagem; Geografia; Regiões do Brasil; Ensino.

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DOI: 10.3895/rbect.v11n1.4603

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