Imaginário dos alunos sobre a atividade científica: reflexões a partir do Ensino por Investigação em aulas de Biologia

Guilherme Trópia, Ademir Donizeti Caldeira

Resumo


Neste trabalho acompanhamos alunos que estavam
inseridos em uma proposta de Ensino de Biologia por atividades
investigativas. O objetivo do trabalho foi identificar e analisar o
imaginário que os alunos possuem sobre a atividade científica, levando
em consideração a vivência de aprender Biologia por atividades
investigativas. Os dados foram coletados a partir de entrevistas
semi-estruturadas nas quais perguntamos aos alunos se havia algum tema
que gostariam de estudar utilizando as atividades investigativas como
nas aulas de Biologia, e como eles desenvolveriam essas atividades. As
análises foram realizadas a partir de diferentes concepções da atividade
científica nas propostas de Ensino por Investigação, tentando
identificar e discutir em quais delas os alunos se filiavam. Os
resultados apontam que os alunos privilegiaram imagens em que a
atividade científica se encontra afastada de relações e implicações com
a Sociedade.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S1982-873X2009000200002

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr