As relações interdisciplinares entre artes visuais e física/astronomia: um olhar nas culturas indígenas e a questão da transposição didática

Letícia Laís Ducheiko, Josie Agatha Parrilha da Silva

Resumo


O objetivo da pesquisa foi desenvolver uma proposta interdisciplinar com conteúdo referente a cultura indígena a partir das áreas de Artes Visuais e da Astronomia.A teoria da Transposição Didática de Chevallard (2005) foi utilizada para embasar a pesquisa. A partir do entendimento que o material didático poderia ser um instrumento para realização da transposição didática, a pesquisa foi organizada em dois momentos. No primeiro momento, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre as culturas indígenas, nas áreas de Artes Visuais e Astronomia e, no segundo momento, elaborou-se um material didáticosobrea cultura indígena para ser utilizado no ensino escolar.Com esta pesquisa percebeu-se que em culturas indígenas tanto os aspectos artísticos quanto os astronômicos estão interligados e que é possível unir a Arte e a Ciência das culturas indígenas no ambiente escolar a partir da transposição didática.


Palavras-chave


Arte indígena; Astronomia indígena; Transposição didática

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v10n2.4035

Direitos autorais 2017 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr