As relações interdisciplinares entre artes visuais e física/astronomia: um olhar nas culturas indígenas e a questão da transposição didática
Resumo
O objetivo da pesquisa foi desenvolver uma proposta interdisciplinar com conteúdo referente a cultura indígena a partir das áreas de Artes Visuais e da Astronomia.A teoria da Transposição Didática de Chevallard (2005) foi utilizada para embasar a pesquisa. A partir do entendimento que o material didático poderia ser um instrumento para realização da transposição didática, a pesquisa foi organizada em dois momentos. No primeiro momento, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre as culturas indígenas, nas áreas de Artes Visuais e Astronomia e, no segundo momento, elaborou-se um material didáticosobrea cultura indígena para ser utilizado no ensino escolar.Com esta pesquisa percebeu-se que em culturas indígenas tanto os aspectos artísticos quanto os astronômicos estão interligados e que é possível unir a Arte e a Ciência das culturas indígenas no ambiente escolar a partir da transposição didática.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v10n2.4035
Direitos autorais 2017 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.