Enfoque CTS, o ensino médico e a ética de responsabilidade de Hans Jonas

Marlene Harger Zimmermann, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira

Resumo


A educação tecnológica no enfoque CTS assume importância ao remeter a interdisciplinaridade como riqueza na construção de pontes interligando diversos saberes no atendimento da complexidade inerente ao ser humano e a vida em sociedade. A presente reflexão teórica aponta para o urgente posicionamento dos atores sociais, entre eles o médico, diante da falácia de que a tecnologia é neutra não apresentando consequências. Mergulhados na sociedade tecnocrata com repercussões da medicina tecnocêntrica por meio do profissional médico tecnotrônico; a ética de Hans Jonas é aliada na tentativa de mudanças na formação do médico. Urgente suscitar reflexões sobre consequências que a tecnologia oferece a humanidade quando desprovida de aspectos humanos, sociais e ambientais. Compete à universidade salutar interlocução remetendo à necessidade de mudanças na tentativa de formar o profissional médico mais humanizado, preocupado com a manutenção da vida do homem na sociedade.


Palavras-chave


Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); Ética; Educação médica; Responsabilidade social.

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DOI: 10.3895/rbect.v10n2.3879

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