Enfoque CTS, o ensino médico e a ética de responsabilidade de Hans Jonas
Resumo
A educação tecnológica no enfoque CTS assume importância ao remeter a interdisciplinaridade como riqueza na construção de pontes interligando diversos saberes no atendimento da complexidade inerente ao ser humano e a vida em sociedade. A presente reflexão teórica aponta para o urgente posicionamento dos atores sociais, entre eles o médico, diante da falácia de que a tecnologia é neutra não apresentando consequências. Mergulhados na sociedade tecnocrata com repercussões da medicina tecnocêntrica por meio do profissional médico tecnotrônico; a ética de Hans Jonas é aliada na tentativa de mudanças na formação do médico. Urgente suscitar reflexões sobre consequências que a tecnologia oferece a humanidade quando desprovida de aspectos humanos, sociais e ambientais. Compete à universidade salutar interlocução remetendo à necessidade de mudanças na tentativa de formar o profissional médico mais humanizado, preocupado com a manutenção da vida do homem na sociedade.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v10n2.3879
Direitos autorais 2017 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.