Modelagem matemática: reflexões sobre a primeira experiência vivida

Samuel Francisco Huf, Dionísio Burak

Resumo


Este artigo apresenta o relato de uma experiência realizada com uma atividade de Modelagem Matemática na Educação Matemática, desenvolvida baseando-se nas novas tendências para o ensino e aprendizagem de matemática. A questão principal é: O que se mostra em uma atividade de Modelagem em relação à participação dos estudantes e do professor?  Este artigo tem como objetivo descrever e analisar a atividade de Modelagem Matemática, no contexto do tema “água”, sob o ponto de vista do professor e dos estudantes em uma primeira experiência. Por meio dessa primeira experiência, ainda com lacunas, foi possível constatar diferença considerável entre a prática educativa utilizando a Modelagem e a prática usual de ensino. A saída da zona de conforto do professor mostra que é possível a formação de um estudante mais crítico e mais preparado.


Palavras-chave


Modelagem matemática; Educação básica; Ensino e aprendizagem

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v10n2.3766

Direitos autorais 2017 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr