A Calculadora Financeira HP-12C como ferramenta para o Ensino de Estatística em um curso de Administração

Juliano Schimiguel, Josney Freitas Silva

Resumo


Este trabalho apresenta um recorte da pesquisa desenvolvida durante o curso de mestrado e que possui envolvimento na pesquisa que está sendo desenvolvida pelo primeiro autor durante o curso de doutorado. Trata-se de uma investigação realizada no Ensino Superior sobre Educação Estatística e o uso de recursos tecnológicos, neste caso, da Calculadora Financeira HP-12C. A investigação se desenvolveu em duas turmas do curso de Administração em uma universidade pública do Estado de Minas Gerais e teve como objetivo utilizar a Calculadora Financeira HP-12C no desenvolvimento da Educação Estatística no Ensino Superior. A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa-ação e os instrumentos de coleta de dados constituíram-se dos protocolos dos alunos em dois momentos distintos, um Simulado em grupo e uma Prova individual. O referencial teórico aporta-se em Albergaria e Ponte (2008), Melo (2008), Guinther (2009) quanto à utilização de calculadoras no ensino; Ponte, Brocardo e Oliveira (2009), Silva (2014), Campos, Wodewotzki e Jacobini (2011) quanto a Educação Estatística, entre outros. Os resultados apresentados são satisfatórios em relação à mobilização dos conhecimentos apresentados pelos estudantes principalmente quanto à interpretação dos resultados obtidos na resolução dos exercícios.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v8n2.2969

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr