Algumas possibilidades de interação entre Arte Urbana, Joseph Wright e o Ensino de Óptica

Milene Dutra da Silva, Mário Sérgio Teixeira de Freitas, Awdry Feisser Miquelin

Resumo


Nesta investigação, o ensino de alguns tópicos da óptica foi repensado relacionando ciência e arte, entendidas como expressões humanas inseparáveis e instrumentos de compreensão do mundo. Foi desenvolvida uma unidade didática envolvendo conceitos da óptica geométrica no ensino médio, norteada pela pedagogia dialógico-problematizadora de Paulo Freire, e aplicada em três colégios estaduais em Curitiba. O tema gerador foi a Arte Urbana, presente no universo dos nossos educandos. A discussão gerada abordou o conceito de Ciência e na problematização utilizou-se a tela “An Experiment on a Bird in the Air Pump” (1766), de Joseph Wright of Derby. A estratégia de pesquisa foi do tipo observação participante e o tratamento de dados pelo método comparativo constante. Os dados foram obtidos no estilo cooperativo e a categoria geral definida para análise foi a das “Perspectivas tidas pelos sujeitos”, consoante com a concepção freiriana de educação centrada nos sujeitos envolvidos e suas vivências.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v8n2.2968

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr