Aprendizagem Docente proporcionada pela participação no PIBID/Física: a visão dos coordenadores de área
Resumo
O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa fenomenológica qualitativa realizada com os coordenadores de área dos subprojetos do PIBID/Física do Rio Grande do Sul. Esta investigação visou identificar indícios da ocorrência da aprendizagem docente nos licenciandos de Física participantes do programa. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e posteriormente transcritas. A análise dos dados se deu a partir dos materiais coletados, onde se realizou uma Análise Textual Discursiva que tinha como categorias a priori os cinco focos da aprendizagem docente estabelecidos por Arruda et al. (2012). Os resultados indicam que a participação nas atividades do PIBID/Física pode promover a aprendizagem docente, uma vez que elementos dos cinco focos foram identificados nas falas dos coordenadores de área.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v8n4.2779
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.