As noções de ‘realidade’ nas pesquisas de Modelagem Matemática, na Educação Matemática: uma revisão sistemática apoiada pelo software IRaMuTeQ

Lilia Cristina dos Santos Diniz Alves, José Messildo Viana Nunes, Roberta Modesto Braga

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi reunir estudos, por meio de uma revisão sistemática, com a finalidade de revelar como o fenômeno ‘realidade’ mostra-se nas pesquisas de MM, na EM, identificar as noções sobre ‘realidade’, a partir das pesquisas sobre MM, na EM. Para tal, desenvolveu-se uma pesquisa de natureza qualitativa, pautada em uma Revisão Sistemática da literatura pertinente ao campo da Modelagem Matemática, na Educação Matemática. As buscas foram realizadas em sete fontes, dentre elas, bases de dados, portais, bibliotecas virtuais, anais de eventos da área e buscas por citação, a saber: o catálogo de teses e dissertações e o portal de periódicos da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, Scielo, Eric Research, o Google Scholar, o Google e a Conferência Nacional de Modelagem Matemática – CNMEM. A Revisão Sistemática foi orientada por um protocolo pautado na estratégia POT (População, Outcome e Tipos de estudos), adaptada para uso em pesquisas qualitativas. O Mendeley foi um recurso utilizado para organizar, gerenciar as referências e excluir as duplicatas dos estudos selecionados para a revisão. Utilizou-se a Análise Textual Discursiva – ATD, apoiada pelo software IRaMuTeQ, para realizar parcialmente a análise do corpus textual. Como resultado desta análise, foram obtidas três categorias: 1) Realidade: seus objetivos e características no âmbito da Modelagem Matemática; 2) Realidade como um dos elementos norteadores da Modelagem Matemática: suas dimensões e seus aspectos epistemológicos; 3) Realidade vista como uma unidade temática interdisciplinar e papel do professor, na escolha do tema nas atividades de Modelagem Matemática. Os resultados deste estudo mostraram que as noções de realidade, no contexto da Modelagem Matemática, são plurais. Foram encontradas evidências de algumas raízes filosófico-epistemológicas da realidade, do platonismo, como, por exemplo, a realidade do mundo sensorial ou realidade platônica e a ideia de realismo. Diante dessas evidências, a partir da imersão na literatura, evidenciou-se as dimensões de realidade presentes nas concepções de Modelagem Matemática, a saber: realidade inicial (realidade dada), realidade intermediária (realidade a ser modelada) e modelo matemático (pseudo-realidade).


Palavras-chave


Educação Matemática; Modelagem Matemática; Realidade; Revisão Sistemática; IRaMuTeQ.

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DOI: 10.3895/rbect.v18n1.17849

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