Brincoquímica: Uma Ferramenta Lúdico-Pedagógica para o Ensino de Química Orgânica

João Rufino de Freitas Filho, Rinnely Cecília Lins de Melo, Juliano Carlo Rufino de Freitas, Ladjane Pereira da Silva Rufino de Freitas, Jucleiton José Rufino de Freitas

Resumo


O uso de atividades lúdicas no ensino de Química está associado à busca por melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Diante deste contexto, a construção e aplicação de jogos didáticos para o ensino de Química se configura como uma das inúmeras alternativas viáveis para a promoção de tais melhorias. Esse artigo relata uma experiência que utiliza jogos como metodologia de ensino na aprendizagem de Química Orgânica, para auxiliar o ensino de isomeria e funções oxigenadas. Antes da aplicação dos jogos foi ministrada uma aula teórica sobre os assuntos em questão e logo após foi realizado um teste de sondagem para avaliar o nível da aprendizagem dos estudantes. Os resultados obtidos foram promissores e demonstram que o uso de jogos no ensino de Química se configura como ferramenta pedagógica de alto potencial didático, e que deve ser mais explorado em prol da qualidade do ensino de Química.


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DOI: 10.3895/rbect.v8n1.1700

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