Circuitos elétricos simples utilizando simulações e experimentos em uma escola de Ensino Médio

Lucas Rocha Bariani, Leonardo Albuquerque Heidemann, Daiana Demarco, Ricardo Robinson Campomanes Santana

Resumo


É muito importante para o Ensino de Ciências que as atividades experimentais sejam planejadas de forma a promoveram a vinculação entre teorias científicas e a realidade. Frente a isso, elaborou-se neste trabalho um Produto Técnico-Tecnológico (ou produto educacional) que integra atividades computacionais, por meio de simulações na plataforma online PhET, e atividades experimentais, através da placa de prototipagem Arduino, para o Ensino de Física no Ensino Médio, especificamente para o estudo da eletricidade focado em circuitos elétricos simples. O material é dirigido a professores interessados na implementação de métodos ativos visando a amenização de concepções alternativas dos estudantes sobre eletricidade. Sua aplicação e validação com uma turma de alunos da 3ª série do Ensino Médio reforçou a importância das atividades experimentais e o uso das tecnologias digitais na sala de aula, como o Arduino e a plataforma online PhET. Além disso, teve-se o destaque para a abordagem das concepções alternativas, indicando a importância de se tratar essa questão nas relações de ensino e aprendizagem.


Palavras-chave


Eletricidade; Ensino Médio; Concepções alternativas; PhET; Arduino

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: 10.3895/rbect.v17n2.16998

Direitos autorais 2024 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr