Estado do conhecimento do ensino-aprendizagem das funções no Ensino Fundamental Anos Finais

Mariane Isabele Possidonio da Silva, Elizabete Gomes de Oliveira, Angelina Antônio Mhalo Mavundza, Celia Finck Brandt

Resumo


Este artigo apresenta o de estado do conhecimento de pesquisas que tratam do estudo das funções nos anos finais do Ensino Fundamental. Os procedimentos metodológicos são de natureza bibliográfica, envolvendo um levantamento de Teses e Dissertações nas bases de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Após a seleção, oito dissertações foram incluídas no corpus de análise, organizadas em duas categorias: (i) Generalização de padrões e construção do conceito de função; e (ii) Utilização de recursos tecnológicos no estudo das funções. Os resultados evidenciam semelhanças entre as pesquisas, com destaque para o uso de recursos tecnológicos para o ensino-aprendizagem das funções, da aplicação de problemas e atividades contextualizadas, assim como da generalização de padrões para a construção do conceito de funções. Esses elementos possibilitam aos estudantes perceber a aplicabilidade dos conhecimentos matemáticos em situações vivenciadas.


Palavras-chave


Recursos tecnológicos; Atividades contextualizadas; Conhecimento matemático; Generalização de padrões

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: 10.3895/rbect.v17n2.16891

Direitos autorais 2024 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr