Eu costumava pensar sobre avaliação das aprendizagens... Mas agora eu sei...: percepções reveladas por licenciandos em Ciências Biológicas

Fernanda Mendes Mendes Ferreira, Mary Ângela Teixeira Brandalise

Resumo


Ao considerar a formação inicial de professores de Ciências Biológicas em relação ao conhecimento sobre avaliação das aprendizagens, este trabalho, de abordagem qualitativa e cunho interpretativo, teve como objetivo analisar as percepções dos licenciandos de Ciências Biológicas de uma instituição pública paranaense a respeito dos fundamentos teórico-práticos da avaliação das aprendizagens, após a participação no curso de formação desenvolvido pelas autoras sobre avaliação das aprendizagens. A análise dos dados, coletados via questionário on-line, foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) e demonstrou que, após a participação no curso, os licenciandos revelaram alguns princípios e conceitos da avaliação das aprendizagens, como: avaliação formativa e somativa e sua importância, critérios, feedback, instrumentos, e compreenderam a avaliação como acompanhamento dos processos de ensino e de aprendizagem. As percepções dos licenciandos revelaram uma concepção formativa de avaliação, e evidencia-se a necessidade de aprofundamento dos fundamentos teórico-práticos da avaliação das aprendizagens na formação inicial de professores de Ciências Biológicas.


Palavras-chave


Avaliação da/para aprendizagem; Formação inicial de professores; Licenciatura em Ciências Biológicas

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: 10.3895/rbect.v17n2.16860

Direitos autorais 2024 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr