Explorando as percepções dos alunos sobre aprendizagem por meio de Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais

Rafael Rodolfo de Camargo, Everton Bedin

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar as potencialidades da integração entre as metodologias ativas de Sala de Aula Invertida (SAI) e Just-in-Time Teaching (JiTT), com ênfase no uso de recursos tecnológicos, sob a perspectiva das percepções dos alunos. A integração metodológica foi aplicada no ensino de química para alunos da primeira série do ensino médio em uma escola privada de Curitiba/PR. A pesquisa adotou uma abordagem quantitativa e o procedimento de pesquisa participante, utilizando como instrumentos de constituição de dados a observação e questionário, este 86último analisado por meio do software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Os resultados indicam que todas as assertivas do questionário receberam concordância acima da média dos participantes, principalmente em relação a mudanças no processo de aprendizagem, interação com conteúdo e colegas, e mais motivação no processo de aprendizagem pelo uso das TD.


Palavras-chave


Inversão sob Medida; Prática Tecnológica; Ensino de Química

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: 10.3895/rbect.v17n2.16743

Direitos autorais 2024 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr