Possibilidades e desafios da Aprendizagem Baseada em Projetos na Educação Profissional e Tecnológica a partir das perspectivas docentes

Soraia Stabach Ribas Ferrari dos Santos, Eloiza Matos

Resumo


Este estudo apresenta as contribuições da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir das perspectivas de docentes. Para isso, foi realizada uma oficina sobre AB com oito participantes atuantes na EPT ao longo de três encontros realizados aos sábados pela manhã, totalizando dez horas. Durante esses encontros, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e vivenciar as etapas da ABP. A metodologia utilizada é de natureza aplicada, com objetivo exploratório, abordagem qualitativa e método de pesquisa participante, os dados foram coletados por meio de um questionário. Tratando-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, optou-se pela técnica de análise de conteúdo. Os principais resultados destacam as potencialidades da ABP, evidenciadas pela participação e vivência direta dessa metodologia, incluindo colaboração, cooperação, engajamento, autonomia e aprendizado significativo. Conclui-se que a utilização da ABP na EPT privilegia a prática pedagógica, desenvolvendo um perfil orientador e mediador, ressignificando os espaços de aprendizagem. A percepção dos docentes foi de que as possibilidades superam os desafios existentes, especialmente ao considerar o valor das aulas mais dinâmicas e atraentes. Ademais, incentiva os discentes, possibilitando a preparação de profissionais proativos e com espírito de equipe.


Palavras-chave


Metodologias ativas; Práticas pedagógicas; Proatividade discente; Aprendizado significativo; Colaboração

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: 10.3895/rbect.v17n2.16699

Direitos autorais 2024 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr