Análise da Produção Escrita em Avaliação sobre Sistemas de Numeração e Código BCD
Resumo
Este artigo tem como objetivo classificar e analisar a produção escrita em uma questão que abrange representação numérica em diferentes sistemas de numeração e em código BCD. Essa questão faz parte de uma avaliação aplicada a 38 alunos do 1º ano do curso técnico de uma escola pública de Minas Gerais. A metodologia usada neste trabalho foi a análise de conteúdo da produção escrita em cada um dos quatro itens que compõem a questão. Para isso, as respostas foram classificadas como corretas, parcialmente corretas e incorretas. Com o resultado, foi possível constatar que a maioria dos alunos é capaz de representar um número em diferentes sistemas de numeração, mas comete erros ao representar esse número no código BCD. Isso se deve ao fato de eles não compreenderem que, para representar um número em BCD, primeiramente, esse número precisa estar representado em decimal e, posteriormente, ser representado em BCD.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v8n4.1605
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.