Análise do processo de Reelaboração Discursiva na incorporação de um texto de Divulgação Científica no livro de Ciências
Resumo
Neste artigo, discute-se a respeito de aspectos relacionados ao processo de reelaboração discursiva no qual um texto de divulgação científica foi adaptado e inserido em um livro didático de Ciências. A divulgação científica, importante fonte de conhecimento, caracteriza-se por um discurso informativo sem intenções didáticas, sendo necessário sofrer adaptações para o uso em atividades pedagógicas. Desta forma investigou-se que mudanças ocorreram na linguagem, vocabulário, formas de argumentação, recursos visuais e natureza da ciência nos dois textos. Nossos resultados apontam para uma redução significativa do texto de divulgação ao ser inserido no livro didático, além de haver alteração para uma visão neutra e negativa da natureza da ciência. Com isso, reforça-se o papel do professor enquanto leitor crítico destes textos e mediador das atividades em que esses materiais são inseridos na sala de aula.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S1982-873X2014000100003
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.