Raciocínio matemático em aulas de Cálculo Diferencial e Integral: uma análise a partir de tarefas exploratórias

André Luis Trevisan

Resumo


Neste artigo, estão sintetizados resultados de estudos que discutem possibilidades para o desenvolvimento do raciocínio matemático em aulas de Cálculo Diferencial e Integral a partir de tarefas exploratórias. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo com dados recolhidos no contexto de aulas desta disciplina, compostos por (a) protocolos contendo registros escritos das discussões dos pequenos grupos de estudantes, (b) áudios dessas discussões e (c) vídeo da discussão coletiva mediada pelo professor a partir das resoluções dos estudantes. Dentre os resultados, apresentam-se quais conceitos matemáticos foram mobilizados pelos estudantes na elaboração de argumentos que buscam justificar suas resoluções em uma das tarefas, são elencados processos de raciocínio matemático mobilizados pelos estudantes em uma segunda tarefa, com destaque para conjecturar e justificar. No trabalho, destaca-se as ações do professor que contribuíram para o desenvolvimento do raciocínio matemático na discussão de uma terceira tarefa.


Palavras-chave


Ensino de Matemática; Ensino de Cálculo Diferencial e Integral; Raciocínio Matemático; Tarefas exploratórias.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: 10.3895/rbect.v15n3.15667

Direitos autorais 2022 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr