Investigação matemática em meio ao quadro teórico dos Três Mundos da Matemática na formação do professor de matemática
Resumo
Neste trabalho, tem-se o objetivo de discutir a consonância entre o processo de Investigação Matemática em sala de aula e o quadro teórico dos Três Mundos da Matemática (Corporificado, Simbólico e Formal) em meio à formação inicial de professores de Matemática. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, na qual, por meio de análises textuais (livros, teses, dissertações, artigos, entre outros) promove-se o encontro teórico entre dois ou mais campos de estudo. Por conseguinte, debate-se, hipoteticamente, a resolução de equações do segundo grau, por meio de sua fórmula específica, tendo como possíveis interlocutores, acadêmicos de um curso de Licenciatura em Matemática, no âmbito da disciplina de Práticas do Ensino Fundamental. Então, desenvolvem-se diálogos na perspectiva metodológica de Investigação Matemática, com vistas a envolver as três vertentes matemáticas distintas de se agir em objetos matemáticos (prática, teórica e formal) e, entrelaçadas aos três níveis de abstração do conhecimento matemático (estrutural, operacional e formal). As análises das discussões, com base no referencial teórico adotado, permite-se concluir que a inserção da prática de Investigação Matemática em consonância com o quadro teórico dos Três Mundos da Matemática possibilita ao professor pesquisar, planejar, agir matematicamente e, analisar conjeturas de resoluções de um ou mais problemas, bem como fomentar e validar as discussões e resoluções apresentadas por seus estudantes em meio ao conjunto de áreas do conhecimento matemático (Aritmética, Geometria, Álgebra, Geometria Analítica, entre outras), de forma a ressaltar particularidades e ou destacar as similaridades e conjunções entre elas.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/rbect.v15n3.15653
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