Educação Financeira à luz da Educação Matemática Crítica: teoria, pesquisas stricto sensu no Brasil (2012 – 2021) e direcionamentos

Andrei Luís Berres Hartmann, Marcus Vinicius Maltempi

Resumo


Apesar de investigações anteriores a 2018 terem discutido a Educação Financeira e assinalado a importância de serem inseridos estudos sobre essa temática na Educação Básica, ela só foi explicitamente incluída no currículo brasileiro por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sobretudo ideias relacionadas às habilidades e competências da área de Matemática. Nesse sentido, com a crescente abordagem da Educação Financeira nas escolas brasileiras, emergem indagações que se voltam à importância de se ter uma dimensão de como pesquisas têm debatido o cenário da Educação Financeira no Brasil, revisitando-as para analisar o que se tem até então sobre a referida temática. Logo, consideramos a seguinte questão: de que formas a Educação Financeira é abordada nas pesquisas de mestrado e doutorado, realizadas no Brasil, sob a lente teórica da Educação Matemática Crítica? E objetivamos apresentar direcionamentos para promover a Educação Financeira no Ensino Superior, sobretudo nos Cursos de Licenciatura em Matemática, a partir de um levantamento bibliográfico das produções acadêmicas disponíveis no Catálogo de Dissertações e Teses da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Para tanto, assumimos perspectivas teóricas sobre Educação Matemática Crítica, como os conceitos de matemacia, matemática em ação e ambientes de aprendizagem com foco nos cenários para investigação. Através dos repositórios mencionados, buscamos pelo termo “’Educação Financeira’ AND ‘Educação Matemática Crítica’” e obtivemos um corpus de análise constituído por 38 pesquisas, concluídas entre 2012 e 2021. Os dados indicam um predomínio de investigações realizadas no Ensino Fundamental e Médio, sobretudo voltadas ao desenvolvimento de atividades didáticas sobre Educação Financeira ou a análise de livros didáticos. Além disto, ao considerarmos a falta de pesquisas que tematizaram a Educação Financeira no Ensino Superior e a importância de inserir discussões inerentes a esse tema nos Cursos de Licenciatura em Matemática, preparando os professores para abordar a Educação Financeira, apresentamos alguns encaminhamentos neste sentido e indicamos a necessidade de mais reflexões.


Palavras-chave


Educação Matemática; Ensino Superior; Levantamento bibliográfico; Catálogo da Capes; BDTD; Dissertações e teses.

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DOI: 10.3895/rbect.v15n3.15644

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