Pesquisa e desenvolvimento de um Role Playing Game sobre doação de sangue: Integrando CTS humanístico na educação em ciências e saúde

Wallace Gonçalves Pereira, Miriam Struchiner

Resumo


O objetivo do presente estudo foi pesquisar e desenvolver um Role Playing Game (RPG) sobre doação de sangue, visando integrar a abordagem Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) em uma perspectiva humanística na Educação em Ciências e Saúde. Tal jogo foi desenvolvido com base na abordagem metodológica adaptada do modelo ADDIE. O foco deste estudo é a descrição e análise das três primeiras etapas de tal modelo, envolvidas na produção do RPG, bem como sua contribuição para o processo educativo. Cada uma destas etapas constituíra diferentes métodos de coleta e análise dos dados, além da realização de testes com protótipos, desenvolvidos com a colaboração de licenciandos de Ciências Biológicas e de alunos do Ensino Fundamental, contribuindo com a aproximação destes sujeitos em questões envolvidas no jogo e também no aprimoramento do material educativo em desenvolvimento. Finalmente, o material referente ao RPG, denominado Doando Sangue sem Mistério, é apresentado em detalhes como resultado deste processo e suas possíveis contribuições e aprendizagens são discutidas.


Palavras-chave


Role Playing Game; Ciência Tecnologia e Sociedade; Doação de Sangue; Modelo ADDIE; Educação em Ciências e Saúde

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: 10.3895/rbect.v15n2.15465

Direitos autorais 2022 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr