Pesquisa e desenvolvimento de um Role Playing Game sobre doação de sangue: Integrando CTS humanístico na educação em ciências e saúde
Resumo
O objetivo do presente estudo foi pesquisar e desenvolver um Role Playing Game (RPG) sobre doação de sangue, visando integrar a abordagem Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) em uma perspectiva humanística na Educação em Ciências e Saúde. Tal jogo foi desenvolvido com base na abordagem metodológica adaptada do modelo ADDIE. O foco deste estudo é a descrição e análise das três primeiras etapas de tal modelo, envolvidas na produção do RPG, bem como sua contribuição para o processo educativo. Cada uma destas etapas constituíra diferentes métodos de coleta e análise dos dados, além da realização de testes com protótipos, desenvolvidos com a colaboração de licenciandos de Ciências Biológicas e de alunos do Ensino Fundamental, contribuindo com a aproximação destes sujeitos em questões envolvidas no jogo e também no aprimoramento do material educativo em desenvolvimento. Finalmente, o material referente ao RPG, denominado Doando Sangue sem Mistério, é apresentado em detalhes como resultado deste processo e suas possíveis contribuições e aprendizagens são discutidas.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/rbect.v15n2.15465
Direitos autorais 2022 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.