Interações no ensino superior através da Web 2.0: uma análise das condutas geradas no Blog e Youtube.

Luciana de Lima Lemos, Maria Auxiliadora Soares Padilha

Resumo


Este artigo é parte de uma pesquisa realizada no cenário da Web 2.0 a partir da atuação de um professor universitário, que resolveu externar as discussões do presencial para aulas no Blog e Youtube. Com isso, a fim de verificar os tipos de condutas que ocorrem nas interações entre alunos e professores nessas interfaces, optamos por uma pesquisa qualitativa e exploratória, onde fizemos a análise dos conteúdos das mensagens e publicações para identificarmos as condutas. A princípio objetivamos apenas em verificar as condutas de Pesquisa, Colaboração e Autoria, mas no decorrer desse estudo descobrimos outras, como as condutas Afetivas, Informativas e de Reflexão. Além disso, percebemos que essas condutas foram intensificadas de forma distintas, tanto no cenário do Blog quanto no do Youtube. Essa compreensão nos permitiu identificar uma relação complementar entre essas duas interfaces que favoreceu ao processo pedagógico online dos estudantes.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S1982-873X2013000300005

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr