Atividade Didática Integradora na área de recursos hídricos: uma proposta para Engenharia Ambiental
Resumo
O artigo propõe uma atividade didática integradora (ADI) que contempla a inter-relação de disciplinas da área de recursos hídricos com base em um cenário atual: o uso da água na Bacia do Alto Paranapanema (BALPA). O referido cenário suscita um tema fundamental na formação de profissionais que atuarão na gestão de recursos naturais: a crise hídrica. Temos como objetivo: “analisar a dinâmica do uso do solo e suas implicações sobre a disponibilidade de água na bacia do Alto Paranapanema”. Os métodos de pesquisa orientam-se no desenvolvimento de um diagnóstico da disponibilidade hídrica da BALPA e de sua relação com o uso do solo por meio das seguintes estratégias: análise de dados secundários referentes ao uso do solo e demanda de água pelos usos identificados, cálculo do balanço hídrico climatológico da bacia e consulta a documentos institucionais. Todas as fontes sugeridas estão disponíveis ao público. Nos resultados descreve-se a atividade desenvolvida, sendo que ela integra conteúdos de oito disciplinas e contempla 11 etapas, que subsidiam os acadêmicos para responder a seis questões que norteiam a atividade. Conclui-se que, em termos de resultados de aprendizagem, considera-se que a ADI pode impulsionar o desenvolvimento de competências esperadas para o egresso do curso de engenharia ambiental, dentre as quais destaca-se a cooperação, criatividade, autonomia e sobretudo, a capacidade de aprender a aprender. Adicionalmente, a atividade promoverá a consolidação de conhecimentos oriundos das diferentes unidades curriculares, necessários para a gestão dos recursos hídricos na escala da bacia hidrográfica ao mesmo tempo em que são sugeridas formas de elaboração de rubricas de avaliação e de aplicação da ADI.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/rbect.v17n1.14989
Direitos autorais 2024 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.