Design Instrucional no desenvolvimento de uma Sequência Didática Digital com a temática Derivadas
Resumo
O presente trabalho é constituído de uma investigação sobre as potencialidades do desenvolvimento de uma Sequência Didática Digital (SDD) com diferentes recursos tecnológicos, e foi aplicado a estudantes da área de Ciências Exatas que cursaram a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. O objetivo geral da pesquisa foi analisar as contribuições de uma SDD, com a temática Derivadas, visando identificar as dificuldades dos estudantes e ampliar a compreensão dos conceitos e a aplicação dos mesmos em situações problemas para alunos dos cursos da área de Ciências Exatas. A metodologia aplicada é de caráter qualitativo, com o desenvolvimento de um experimento com a participação de 7 estudantes do Ensino Superior. As SDD foram desenvolvidas em sites e disponibilizadas no Sistema Siena. As atividades eram compostas por um material de estudos em PDF, um vídeo explicativo do material de estudos, vídeos complementares disponíveis no YouTube e, em alguns conceitos, objetos educacionais disponíveis no software GeoGebra. As SDD foram baseadas no Design Instrucional Contextualizado. Com base na análise dos dados, a partir do banco de dados do sistema Siena, foi possível identificar o conceito em que os alunos apresentaram maior dificuldade- o de Derivadas – Regra da cadeia. Nos conceitos Matemática Básica – Funções, Derivadas Diretas, Produto e Quociente, Aplicações de Derivadas em Resolução de situações Problemas, diferentes alunos fizeram o estudo das Sequências Didáticas Digitais para a retomada dos conceitos nos quais não atingiram um desempenho satisfatório. Os conceitos de Matemática Básica – Aritmética e Matemática Básica – Álgebra, não foram utilizados durante a pesquisa porque os sete estudantes alcançaram um desempenho esperado no primeiro teste adaptativo realizado. Os participantes da pesquisa consideraram que a interface se mostrou intuitiva, com materiais e recursos considerados pelos participantes como adequados ao estudo.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/rbect.v16n1.14740
Direitos autorais 2023 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.