Eletroforese de pó cerâmico de nióbio para abordar conceitos de eletroquímica
Resumo
Este artigo trata de uma experimentação comprometida com a formação conceitual e contextual para o estudo de eletroquímica a partir da eletroforese de cerâmica de nióbio. A experimentação foi protagonizada por estudantes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública, como um processo complexo de articulação entre fenômenos, teorias, interações socioambientais e a aprendizagem em perspectiva histórico-cultural. Neste sentido, busca-se referências para a complexidade dos sistemas reacionais, interações entre ciência, tecnologia, sociedade e cerâmicas. Como resultado, nota-se que o experimento favoreceu o ensino de eletrólise, de fluxo de elétrons e de reações de oxidação e de redução. Foi possível acompanhar os desafios na montagem da atividade experimental: a aferição do pH da dispersão e a conexão dos polos da bateria aos eletrodos correspondentes. E promover o debate sociocientífico sobre impactos ambientais por meio do uso de água em vez de álcool durante a eletroforese.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/rbect.v17n1.14476
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