Pesquisas sobre memes no ensino de Ciências da Natureza

Jozélio Agostinho Lopes, Bruno Silva Leite

Resumo


As tecnologias digitais de informação e comunicação vêm corroborando com a (re)significação do processo de ensino e aprendizagem em Química, Física e Biologia. O gênero multimodal meme é fruto desse avanço tecnológico e tem contribuído com a construção de conhecimento acerca da Ciência por um público multifacetado. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo, por meio de uma revisão sistemática da literatura, analisar como os memes vêm sendo empregados na área de Ciências da Natureza. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica, de abordagem quali-quantitativa, considerando como corpus da pesquisa artigos publicados em periódicos de Qualis A1, A2, B1, B2 e B3 da área de Ensino. A análise dos dados ocorreu à luz da análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin. A revisão sistemática possibilitou a identificação de 6 artigos envolvendo o uso de memes em espaços formais, como escolas da educação básica e universidades; e não formais, tais como mídias sociais e museus. Os resultados apontam que os memes têm se mostrado de grande pertinência à aprendizagem em Ciências da Natureza, uma vez que atuam como catalisadores na difusão da Ciência, são de grande aceitação, ricos em significados, dinâmicos e atuais, além de corroborar com a formação científica dos participantes. Todavia, são incipientes os estudos nesse campo de investigação, o que revela uma necessidade emergente em se promover pesquisas e reflexões sobre esse recurso digital.


Palavras-chave


Memes; Recursos Multimodais; Revisão Sistemática; Ciências da Natureza.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: 10.3895/rbect.v16n1.14298

Direitos autorais 2023 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr