Por que os astronautas “flutuam”? A representação do princípio da imponderabilidade em experimentos desenvolvidos para o ensino médio

Leopoldo Gorges, Egon Henrique Dums, Ana Paula Aguiar de Mendonça

Resumo


Muitos estudantes saem do ensino médio sem conseguir identificar saberes básicos de física
em seu cotidiano, e quando o fazem, na maioria das vezes, não são capazes de transpor
este conhecimento a situações distant es do seu dia a dia. Assim, apresentamos nesse
trabalho uma proposta de desenvolvimento do conceito de imponderabilidade para o
ensino médio, por meio da realização de três experimentos: i) em um elevador real, ii) em
um elevador em miniatura, construído p ara ser utilizado por professores em sala de aula e
iii) a construção de um experimento que se utiliza de um circuito eletrônico, que visa
demonstrar, de forma análoga, os efeitos da imponderabilidade nos astronautas da Estação
Espacial. Para isso, passamo s por uma breve revisão do conceito de imponderabilidade e
uma discussão sobre a experimentação no ensino de física, abordando a importância destas
práticas quando preocupadas com o ensino de ciência e da atividade científica. Por fim,
sugerimos um procedi mento didático contendo estes experimentos, utilizando se de
algumas asserções sobre o ensino do método científico. Desta forma, consideramos que as
atividades experimentais, além de serem elaboradas para a compreensão de um
determinado conteúdo, devem ser sempre pensadas, sobretudo, no contexto da
construção do conhecimento científico.


Palavras-chave


Experimentação; Ensino de Física; Epistemologia

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DOI: 10.3895/rbect.v15n2.13527

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