Produção de um material didático para o ensino de química baseado no modelo da mudança conceitual
Resumo
A elaboração de materiais didáticos fundamentada em pressupostos teóricos da pesquisa em ensino de química pode auxiliar professores em sua prática pedagógica em sala de aula. O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de um material didático baseado no modelo da mudança conceitual e a discussão do seu potencial de aplicação no ensino médio. Identificação das ideias dos estudantes, questionamento de suas concepções iniciais, apresentação de novos conceitos e sua aplicação em outros contextos foram os parâmetros utilizados na produção do material. Discutiu-se a proposta confrontando-a com o que a literatura específica aborda. Assim, foi possível verificar como o material didático tem potencial em auxiliar professores na sua ação pedagógica, tendo a possibilidade de ter em mãos uma proposição que se fundamenta em teorias de aprendizagem, de fácil linguagem e flexível às diferentes situações em sala de aula.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v14n1.12681
Direitos autorais 2021 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.